quinta-feira, 21 de março de 2019

ZÉ CORDEIRO - UM DOS FUNDADORES DO BAIRRO DA BANANEIRA





José Cordeiro da Silva

✩ 19/03/1946
♰ 19/03/2019







José Cordeiro da Silva nasceu no dia 19 de março do ano de 1946 em Itabuna - Bahia, filho de Crescêncio Alves Cordeiro e a Florentina de Jesus Nagô de Cachoeira de São Félix do Recôncavo Baiano de Santo Amaro. O seu avô chamava-se João Fogo Azul e a avó Maria Siliaca, descendentes de Índios e Negros.

Chegou em Jacobina no ano de 1953 na Comunidade da Bananeira onde encontrou apenas cinco casas, rio, mata, bananal, um alambique de cachaça e dois curtumes. Começou a trabalhar com a idade de oito anos, andava de trem para cortar mamona e vendia para comprar rapadura. Aos 15 anos foi plantar roça de aipim, mandioca e cuidava das bananeiras. Ganhava somente 500 réus por dia, muito sofrimento para ganhar pouco.

Se formou Mestre de Obra e em arquitetura e construiu inúmeros prédios e casas em Jacobina, entre eles o Centro de Educação Integrada e as Casas Populares da Boiadeira. Foi fiscal do Loteamento Alexandre Neto do bairro da Bananeira. Também construiu a Igreja São José Operário na Rua João Batista Gondim junto a Pd. José, Irma Maria Alice e Irma Alzira, entre outros.

Casou-se em 1970 com Maria Luiza Moreira da Silva, a qual nasceu no município de Baixa Grande em 1949, filha de Seu Simão e Dona Domitilha Moreira, que veiou morar com ele em Jacobina, primeiramente na Rua São Benedito e mais tarde na Rua Paulo Dantas no bairro da Bananeira. O casal teve 11 filhos, sendo Edna, Edineide, Edineusa, Edivania, Adriana, Benedito, Umberto, Jucelino, José, Gilmar e Jean César, conhecido como Vereador Júnior de Todos.

A partir dos anos 80a intensificou sua atuação com associações e movimentos sociais, passando essa dedicação para os filhos. Em 1977, com a chegada do Padre José, a Comunidade começou a desenvolver-se mais. Cordeiro foi membro fundador da associação do bairro ACABANA e das associações comunitárias de água ACRJ e AC Jaraguá e da Grota do Brito. Ele contribuiu significativamente para que hoje a COMUNIDADE DA BANANEIRA DE JACOBINA É RECONHECIDA COMO COMUNIDADE QUILOMBOLA.

Zé Cordeiro foi um grande liderança do bairro e conhecedor e guardião da cultura afro-brasileira, referência para o Samba de Roda, Reisado, os Ofícios, Terços e rituais da Semana Santa, dos Tambó dos Terreiros e do Candomblé. Animava as celebrações religiosas do bairro e bateu o sino da igreja São José Operário até seus últimos anos de vida.