terça-feira, 10 de novembro de 2015

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

ATABAQUE encerra projeto Rotas Quilombolas em Jacobina

Contemplada com um projeto do Edital Semear, a Associação Afro Brasileira Quilombo Erê, de Jacobina, realizou uma série de visitas de intercâmbio, encontros orientados a compartilhou experiências produtivas que podem ser replicadas em outros contextos com o protagonismo das pessoas que participaram do projeto.
As visitas envolveram, em primeiro lugar, pequenos agricultores e outros produtores rurais, dispostos a compartilhar suas experiências aos que se dispuseram a aprender, a exemplo de profissionais que podem utilizar as experiências para propor novas políticas públicas ou enriquecer as vigentes, e outros atores com potencial para se converter em replicadores das experiências visitadas.

O projeto iniciou em junho na Comunidade Quilombola de Fumaça. As ações subsequentes aconteceram na localidades de Bom Jardim e Monteiro; Comunidade Quilombola de Lazaro Timbó, Campestre, Coreia, Lagoa do Timbó, Comunidade Quilombola Urbana/Bananeira, Tijuaçú/Bonfim.
O intercâmbio a nível regional serve para aprofundamento sobre os principais passos e marcos legais no processo de reconhecimento como Comunidade Quilombola. O Coordenador do Projeto, Jean Cesar Moreira da Silva, relata as experiências vividas: “Houveram apresentações das lideranças de Comunidade, onde discutimos ações de interesso das Comunidades Quilombola a exemplo da demarcação de terra e titulação de terra”, disse.




Já o Presidente da Associação Afro Brasileira Quilombo Erê (ATABAQUE), Delson Araujo, relatou que: “A Bananeira vem lutando pela inclusão social e mostrando a realidade de lutar do povo da Bananeira, que está, a cada dia, mais consciente de que somos negros e lutadores contra o preconceito e a discriminação de etnias diferentes”.
Depois de muitas experiências trocadas, dia 26 de outubro aconteceu a última rota de finalização do Projeto Rotas Quilombola na Sede da Associação Afro Brasileira Quilombo Erê. A abertura com uma Mística, seguindo por uma oficina e ao final foi dada a palavra para todas as lideranças e pessoas presentes.
A ATABAQUE fica localizado na Bananeira e luta pela a igualdade social de todos. Na Associação existem Projetos de Capoeira, Dança Afro, Musica, Corte e Costura, Pintura em Tecido, Horta, Artesanato, Escolinha de Esporte, Estamparia de roupas, Consultoria de Projetos e outros.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

ESCOLA CARLOS GOMES REALIZA EVENTO NO QUILOMBO ERÊ

A ESCOLA CARLOS GOMES REALIZA FESTA DE FANTASIA PARA CRIANÇADA




Rotas Quilombola

Rotas Quilombola esteve presente em Tijuaçú

Rotas Quilombola

.


ROTAS QUILOBOLA

O Projeto proporciona as visitas de Intercâmbio : realização de encontros orientados a compartilhar experências produtivas e/ou organizacionais concretas que podem ser replicadas em outros contextos com o protagonismo dos participantes.Portanto ,estas visitas deverão envolver em primeiro lugar pequenos agricultores ,agricultoras e outros produtores rurais , dispostos a compartilhar suas experiências e os que querem aprender com elas, como profissinais que podem utilizar as experências visitadas para propor novas politicas públicas e/ou enriquecer as vigentes,e outros atores que tenham potencial para se converter em replicadores das experiências visitadas.
A Associação Afro Brasileira Quilombo Erê - ATABAQUE , fOI CRIADA EM 2007 E TEM SUA SEDE LOCALIZADA NO BAIRRO DA BANANEIRA , Jacobina Bahia , na Região da Chapada Diamantina Norte , nos mananciais do Rio Itapicurú. Seu principal objetivo é a Promoção e a valorizão da cultura afro-brasileira com uma pratica educativa como elemento emancipador do ( a)s negro ( a) s excluidos ( a) , buscando dignidade e cidadânia  e melhoria da qualidade de vida da população afro descendentes, especialmente de crianças, adolescentes, idosos e mulheres. Como associação , a ATABAQUE vem desenvolvendo seus trabalhos há nove anos, porém já são registrados atividades  desde 1988 com o nome Pastoral da Consciência Negra , posteriormente Pastoral Afro Pastoral Afro , que agregou vários dos grupos sociais , COMO O grupo Esperança Jovem , na maioria jovens desempregados , oficinas Pura Vida  e o Grupo de Corte Costura e Pintura da Bananeira .
O Projeto é desenvolvidos nas Comunidades com o apoio das comunidade Representante : DELSON ARAUJO, JUNIOR DE TODOS,GILVANILSON ,BADÚ,CRISITNA DO QUILOMBO ERÊ BANANEIRA ,MARIA DALVA E JULIO MAIA, DA GROTA DO BRITO  VANUSSA AGUIAR E FRANCINSCO DA MALHADINHA DE DENTRO . JORGE JESUS,JOEDSON DE BARAUNAS DE DENTRO  ,LEUBINO E JOVENTINA  DO BOM JARDIM E MONTEIRO , ANTONIO PIRES DARMA E  CARLOS,LUCIA MARILIDIO DE TIMBÓ,CAMPESTRES,COREIA,LAGOA DO TIMBÓ, SILVIA DE BARROCÃO VELHO.,RAIMUNDA DE FURMAÇA.
o inicio do Projeto foi no dia 28 de junho na Comunidade Quilombola de  Furmaça ,O segundo foi no  05 de  de Julho  Bom Jardim e Monteiro ,no dia  12 na Comunidade Quilombola de LazaroTimbó.Campestre,Coreia,Lagoa do Timbó ,no dia 19 na Comunidade Qilombola Urbana  BANANEIRA  , NO dia 30 de Agosto tivemos em Tijuaçú BOMFIM para a realização do Intercâmbio a nível Regional ,para p aprofundamento sobre os principais passos e marcos legais  no processo de reconhecimento como comunidade Quilombola .proposta e de Gestão de conhecimento em Zonas Semiáridas do Nordeste do Brasil. Com o tema Rotas Quilombola do Alto Itapicurú .Na Busca da auto Afirmação .O Senhor Jean Cesar Moreira da Silva Coordenador do Projeto fez um relato de todas as comunidades presentes .houve apresentações de cada lideranças  de Comunidade  onde discutimos ações de interesso das Comunidades Quilombola por exemplo: Demarcação de Terra,Titulação de Terra.
O Senhor Delson Araujo Presidente da Associação ATABAQUE ( ASSOCIAÇÃO AFRO BRASILEIRA QUILOMBO ERÊ} .Relatou o seu discurso de ser Quilombola e a Bananeira vem lutando a cada dia por inclusão Social e mostrando a realidade de lutar do povo da BANANEIRA que hoje está a cada dia mais consciente de que somos negros e lutadores contra o Preconceito e a discriminação de etnias diferentes.
O Senhor Valmir Santos Líder e Representante da Comunidade Quilombola de Tijuaçú onde tem o famoso Samba de Roda que encanta qualquer um más este Samba surgiu através das Mulheres sofredoras que andava a léguas para busca água .e comentou da luta de sua Comunidade desde aproximadamente 30 anos atrás nós vemos lutando pela a Titulação de Terra  conseguimos a certificação a a 15 e hoje estamos lutando pelo o processo de Demarcação Territorial que é um Processo Devagar mas nós não desistimos e estamos lutando para conquistar este objetivo.
O Senhor Mestre Badu também comentou e disse que somos negro Quilombola e vamos continuar lutando para que a nosso origem não seja exterminada pelo o Sistema que querem acabar com os nossos ancestrais
 e hoje somos forte porque vivemos em conjunto para desarticular este sistema Burocrático e escravista .
A Senhora Dalva da Grota do Brito também comentou a minha lutar é desde de criança e hoje com mais de 66 anos estou na luta para vencer o preconceito e vivo articulando as pessoas para se conscientizar e conhecer sua origem. A Senhora Vanussa Aguiar Também comentou de sua comunidade que está realizada com seu desenvolvimento de conquista e que a comunidade de Baraunas de Dentro e Malhadinha de Dentro hoje está participando de ações conjunta graças a união das Rotas Quilombola., O Senhor Leubino Representante de Bom Jardim e Monteiro também falou de suas lutas com a comunidade e hoje são reconhecidos como Quilombo más falta ainda muito para conquistar o objetivo que é a Demarcação de terra e a Titularidade só que estamos com alguns Projetos sendo desenvolvidos. por exemplo: a casa de farinha, Padaria Comunitária e outros projetos que venha gerar renda para a comunidade.
No dia 08 de outubro de 2015.a Rota Quilombola saiu do Quilombo Erê no as 24:00 horas da noite para   para Salvador  com todas as Comunidades envolvidas , no dia 09 de outubro chegamos em Salvador onde tomamos um café da manhã no Hotel Vila Romana na Barra e em seguida fomos para o Auditório da Acese onde estava agendada as palestras com os seguintes orgãos: SEPROMI,CDA,INCRA,FUNDAÇÃO PALMARES E SDR CAR.Iniciamos a palestras com o Senhor Markus Breus onde faz parte do Projeto Semear e estava nos acompanhando ele comentou e fez um relato do Projeto Semear que contribuiu para o engajamento das Comunidades e os Intercâmbios das Comunidades em seguida apresentou a Senhora Marcia onde citou a importância dos Intercâmbios nas Comunidades . Em seguida os palestrantes dos órgãos convidados começaram a palestra  A Senhora Ana Carolina Coordenadora da Fundação Palmares disse: As Comunidades Quilombolas precisa está consciente e se auto afirmar como quilombo através de suas origens e ter relatos  para concretizar e conquistar a Certificação.Para começa Daí sim fazer acontecer seus direitos de lutar como Comunidade Quilombola.
Após o Senhor Cládio Coordenador da Sepromi que explanou-se que a Sepromi desenvolve ações de projetos de articulações onde a Sepromi indica e exerce o projeto . Existem vários Projetos onde se aplicam parceria com alguns órgãos do Governo do Estado da Bahia . A Sepromi Promove ações e avançar com fatos e relatos de projeto .
A Senhora Elisa Representante do Incra comenta sobre as ações de serviços de Regularização de Território Quilombolas  A 12 anos da Edição do Decreto  4.887/2003  ART. 3 .Compete o Incra fiscalizar as terras Quilombola e Titularizar. O SDR E CAR o Senhor Francisco Representante da Car comenta sobre o projeto de  fortalecimento das organizações Quilombolas , foi realizadas oficinas de Lideranças com Territórios Quilombolas . O Cumprimento de 5 anos Centros Mutuoso e Implantação de pontos digitais  , assistência Técnicas e realização de incentivos e metas para o  desenvolvimento da comunidade  Por isso a Car está com uma Comissão para resolver as ações das Comunidades Quilombola.
Más as vezes tem impasse. e a Burocracia de alguns projetos são dificies de conquista más toda Comunidade Quilombola é lutadora e persiste nas ações coletivas. Depois o Senhor Coordenador agradeceu a todos os presentes  e em seguida fomos almoça , após o almoço o Senhor Joselito Assessor da Fundação Palmares que nós ajudou na articulação esteve presente o tempo todo e nos guiou uns foram para o Teatro Castro Alves , outros para Pelourinho  onde conhecer o Elevador Lacerda , o Mercado Modelo, a Praça da Sé e o Forte de Santo Antonio onde fica várias academias de Capoeira  foi uma visita inesquecível para 50 pessoas onde uns foram a primeira vez na Capital Baiana e ficaram satisfeito da realidade de uma Cidade grande e o Interior entenderam que os problemas são reais e as lutas continua para ser conquistado e nós Quilombolas vamos continuar lutando. A noite fomos para Ribeira Conhecemos o Projeto Bagunçaço  do Professor Joselito grande Projeto de Cultura,educação,teatro, centro digital ,musical,esportivo foi a proveitoso conhecer um projeto identifico ao do  Quilombo Erê e de outras comunidades quilombolas Depois conhecemos a Igreja do Bomfim e tivemos uma participação numa feira de cultura na Ribeira onde artista de nosso grupo apresentaram com musica o Binho filho de Jorge que cantou, o Senhor Delson  comentou uma frase, a Senhora Dalva do Brito cantou o reisado do Brito em Batuque. logo após foi todos para o Hotel Via Romana Dormir.
No dia 10 de outubro todos acordaram cedo e a pé visitar o Farol da Barra e a Praia toda a galera Quilombola inserida e muito prestativa nos olhares e nas perguntas  o Assessor Joselito da Fundação Palmares fez o papel de guia e de amigo tratou de responder todas as perguntas do grupo e também relatou das lutas dos heróis negro da Bahia e das revoltas de lutas de Salvador . pois bem a praia foi o relaxamento total de um grupo Quilombola e pessoas lutadoras do interior da Bahia fazendo uma Rota de Historia sofrimento e conquista o aprendizado será fundamental para continuar lutando pela a democracia e de direito iguais na sociedade.
A noite saímos  de Salvador para Jacobina .
Continuando as Rotas Quilombola no dia 26 de outubro de 2015 tivemos  a ultima Rota de finalização do Projeto Rotas Quilombola na Sede da Associação Afro Brasileira Quilombo Erê , abertura com uma Mística  com o Senhor Delson Presidente da Associação Atabaque  , após a apresentação do objetivo da Oficina ,da programação e acordos , onde após houve a palavra para todas as lideranças e pessoas presentes.
O Senhor Antonio Pires comentou do projeto  que o próprio participou com sua Comunidade de Timbó,Campestres ,Lagoa do Timbó e Coreia tivemos a oportunidade de encaminharmos juntos os nossos conhecimentos e desenvolvimento social veio perante está união das rotas Quilombolas  hoje estamos organizados e conquistamos vários projetos por exemplo: Daps, Quintais Produtivos, Cisternas E etc. Estamos avançando em todos os setores Graças a união das comunidades e de Junior de Todos,Markus Breus e Seu Delson,Dona Dalva ,Vanussa e outros que fez e faz essa Rota Quilombola fica mais forte e firme no nossos objetivos.A Senhora Maria Dalva Macelina do Ramo Representante da Grota do Brito disse: estou feliz de realizada de tudo que aconteceu com as Rotas Quilombolas se unimos conhecemos dons ,culturas e economias diferentes entre comunidades  e no final tivemos a viagem para Salvador onde fomos reivindicar os nossos direitos , o Senhor Delson Representante da atabaque que esteve sempre presente nas visitas das Rotas Quilombolas  e se sentiu satisfeito de realizar este projeto com a equipe e com o a Coordenação do Projeto o Senhor Jean Cesar Moreira da Silva e Gilvanilson  Queiroz Oliveira . O próprio Gulvanilson pediu a palavra  e comentou-se de sua experiências de aprendizagem como jovens e hoje vamos continuar o projeto , a Fabiana da Comunidade Quilombola de Monteiro e Bom Jardim foi importantíssimo  onde em caminhamos as reivindicações para o desenvolvimento da Comunidade . A Senhora Vanusa Aguiar  representante legal da Associação Quilombola de Malhadinha de Dentro e Baraunas de Dentro comenta: fico feliz por causa das Rotas Quilombolas e os Intercâmbios Más também a Comunidade era para conquistar todos os objetivos solicitados os órgãos Públicos  são devagar e a Comunidade estão cansado de esperar pois bem somos Quilombola e vamos continuar lutando., a Representante Maria Edam da Comunidade de Fumaça refletiu do momento de sua participação da Comunidade refletiu a chance que teve de encarar as Rotas Quilombolas e seguir na luta pela terra e a geração de emprego no artesanato e na agricultura familiar. A Senhora Raimunda Presidente da Associação da Comunidade Quilombola de Fumaça disse que se aprofundou bastante do assunto e da lutar Quilombola sua participação foi interessante e a Comunidade avanço em alguns objetivos estamos fazendo projeto de geração de renda na criação de galinhas e artesanato estamos crescendo diante das Rotas Quilombola por causa dos conhecimentos ,O Senhor Francisco conhecido por Galego Também pediu a palavra e disse o nosso sonho foi realizado  vamos continuar lutando para que este sonho não acabe precisamos lutar pela a terra qu é dever de todos terem terra para trabalhar e juntos com as Rotas Quilombola vamos fazer este grupo forte.O Senhor Markus Breuss Representante do Projeto Semear refletiu a importância e a trajetória das Rotas Quilombolas onde houve vária visitas de Intercâmbios e o Grande encontro em Salvador e neste encontro final estão  todos de parabéns porque todas as comunidades estão siente que precisa se unir para continuar lutando a favor das causas , o Senhor Jean Cesar Moreira da Silva Coordenador Geral do Projeto comenta o Senhor Markus Breuss foi fundamental para o Projeto ele desempenhou bastante seu papel e também para nós da Associação ATABAQUE e as outras Associações ele vem dando apoio bastante.A Senhora Ana Cristina Professora de Dança e Esposa de Junior de Todos  disse : o nosso projeto é social e de muita luta teve grande desempenho e as ações se desenvolveram com todas as comunidades , o Joelson  filho de Jorge de Jesus   disse para ele  foi sucesso  e os avanços estão vindo solicitamos a terra para nós da Comunidade trabalhar e gerar emprego e renda para a nossa família.Caíque um menino da Fumaça refletiu que foi ótimo sua participação e aprendeu muito no coletivo , a Senhora Joventina uma senhora de 66 anos de idade disse gostei bastante levei meus netos e aprenderam muito que a nossa comunidade precisa lutar para conquista os objetivos . Depois diante de todo Dialogo chegamos a conclusão que? Precisamos continuar com o trabalho em coletividade e foi sugerido criar uma rede de Comunidades Quilombolas e agrícolas.  Foi discutido entre todos os presentes e concordaram com o nome ( RQCN ) Rede Quilombola da Chapada Norte  onde todos do Projeto Rotas Quilombola irão fazer parte e outras comunidades Quilombola e agrícolas poderão fazer parte dessa Associação que vai continuar dando suporte as comunidades em geral.
LEMBRANDO QUE A ATABAQUE ( ASSOCIAÇÃO AFRO BRASILEIRA QUILOMBO ERE  FICA LOCALIZADO NA BANANEIRA E LUTA PELA A IGUALDADE SOCIAL DE TODOS.
Na Associação existem alguns Projetos (Capoeira, Dança Afro, Musica,Corte Costura,Pintura em Tecido, Horta,Artesanato,Escolihna de Esporte , Estamparia de roupas, Consultoria de Projetos e outros..

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Pais que não acompanharem o desempenho escolar dos filhos poderão ser punidos

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) retorna aos trabalhos no início do mês de agosto com 18 itens na pauta. Entre eles, o relatório do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) sobre o projeto (PLS 189/2012) de Cristovam Buarque (PDT-DF) que estabelece punições aos pais que não acompanharem pessoalmente o desempenho escolar de seus filhos.


Pela proposta, os pais terão que ir às escolas pelo menos uma vez a cada dois meses, sendo que o encontro pode se dar por meio das reuniões de pais e mestres ou por meio de diálogo individual com os professores.
Quem não cumprir a regra da presença mínima estará sujeito a uma série de sanções. Entre elas, a proibição de: se inscrever em concursos públicos, receber salários caso seja servidor público, participar de concorrências na área pública e obter empréstimos em bancos e nas caixas econômicas federais ou estaduais. O descumprimento da norma também impedirá a obtenção de passaporte ou de carteira de identidade. As medidas deverão ser automaticamente revogadas a partir do retorno dos pais ou responsáveis às reuniões escolares.



- A participação dos pais na vida escolar é apresentada pelos especialistas como um dos fatores mais relevantes no sucesso escolar. A criança se sente acolhida - disse Bezerra.

Fonte: Agência Senado

Comunidade do Timbó é apresentada ao PPP-ECOS e Certificação Participativa

Na tarde de quarta feira, a ATABAQUE, REFAS Piemonte e Ascoob Credimonte visitaram a comunidade do Timbó para apresentar o Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS) e Certificação Participativa.

O principal objetivo do projeto é a qualificação dos produtos orgânicos com o Selo de Certificação Participativa que irá garantir ao consumidor um produto de qualidade, saudável e de procedência confiável, reconhecido pelo Ministério da Agricultura (MAPA). Nesta primeira etapa do projeto, serão beneficiadas 30 famílias nos municípios de Caém, Saúde e Jacobina.





 
Veja matéria anterior que fala sobre o projeto e outras visitas: http://atabaquejacobina.blogspot.com.br/2015/08/mulheres-do-coxo-de-dentro-sao.html

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Atenção Associações e Cooperativas



A Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo da Bahia, através da CAR, lançou três editais no dia 13/08/2015 do Programa Bahia Produtiva que se encontram no site www.car.ba.gov.br, para Bovinocultura de leite com projeto até R$ 1.500.000,00; Apicultura com projeto até R$ 1.000.000,00 e projeto Sócios Ambientais de até R$ 270.000,00.


As inscrições serão de 01 a 20 de setembro de 2015 através de Manifestação de Interesse eletronicamente no site da CAR.

O governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (SDR), apresentou nesta quinta-feira (13), o projeto Bahia Produtiva que atenderá uma população de mais de 56 mil agricultores familiares, empreendedores da economia solidária, povos e comunidades tradicionais e famílias assentadas de reforma agrária. O investimento total é de R$ 800 milhões, a partir de um acordo entre o Estado e o Banco Mundial. A apresentação foi feita durante o lançamento do Plano Safra 2015/2016: Produção, Inovação e Sustentabilidade, nesta quinta-feira (13), no Othon Palace Hotel, em Salvador.



Entre os objetivos do projeto estão a inclusão produtiva e acesso a mercados, aumento da integração ao mercado, segurança alimentar e nutricional, melhoria do acesso ao serviço de abastecimento de água e saneamento, infraestrutura básica necessária para apoiar a produção e a comercialização, entre outros. O Bahia Produtiva será executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculado a SDR, e realizará ações voltadas para integrar a produção às agroindústrias, assim como para agregação de valor e acesso aos mercados.
Na solenidade foram lançados três editais de chamadas públicas do Bahia Produtiva: Apoio a Subprojetos Socioambientais, Apoio a Subprojetos da Cadeia Produtiva da Apicultura e Meliponicultura e Apoio a Subprojetos da Cadeia Produtiva da Bovinocultura de Leite. Os três editais irão beneficiar organizações de agricultores familiares e de economia solidária legalmente constituída, abrangendo os 27 Territórios de Identidade.
O diretor executivo da CAR, Wilson Dias, falou sobre a importância do lançamento dos editais. “Os editais irão ajudar a dinamizar a cadeia da apicultura e da bovinocultura de leiteira, dois importantes setores onde os agricultores familiares têm condições imediatas de dobrar ou triplicar suas rendas, com investimentos em suas propriedades e nas unidades de beneficiamento. Já o edital socioprodutivo é mais amplo e vai ajudar os agricultores a desenvolverem atividades que vão ajudar na segurança alimentar e nutricional, mas também gerar um excedente de frutas e verduras que vão para o mercado”.
Segundo o coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, o programa de inclusão produtiva vai apoiar as cadeias mais importantes para a agricultura familiar. “Lançamos três editais hoje a até dezembro vamos lançar mais três. A expectativa é atender cerca de 56 mil famílias baianas ao longo do programa”.
O edital de Apoio a Subprojetos Socioambientais tem o valor total de R$ 40 milhões e tem como meta apoiar no mínimo de 150 subprojetos. Para proponentes de comunidades indígenas, comunidades quilombolas e comunidades de fundo e fecho de pasto, será reservado investimento mínimo de 25% do total dos recursos do Edital (R$ 10,8 milhões).
Já o edital de Apoio a Subprojetos da Cadeia Produtiva da Apicultura e Meliponicultura e o edital de Apoio a Subprojetos da Cadeia Produtiva da Bovinocultura de Leite totalizam o investimento de R$ 20 milhões cada. Ambos apoiarão no mínimo de 50 subprojetos. Esses editais asseguram os recursos para investimentos em Assistência Técnica (ATER) e em Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) para todos beneficiários, desde que já não estejam contemplados.


Fonte: http://www.car.ba.gov.br