sexta-feira, 30 de julho de 2021

Casa de Farinha Móvel entregue pela Secretaria de Políticas para Mulheres











Na última terça feira (27/07/2021) foi entregue a Casa de Farinha Móvel pela Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo da Bahia à Associação Afro Brasileira Quilombo Erê – ATABAQUE em Jacobina.

O equipamento foi recebido pelo Presidente Sr. Balduino Silva, o qual parabenizou tod@s @s  colaborad@res da associação e agradeceu o apoio do líder comunitário e ex-vereador Júnior de Todos pela importante conquista da Casa de Farinha Móvel! O presidente "Seu Badú" ainda ressaltou a importância do ato e lembrou do empenho da secretária de estado Julieta Palmeiras, da deputada estadual Olívia Santana e do deputado federal Daniel Almeida para a promoção dessa política pública que visa o empoderamento de mulheres negras e quilombolas.

Além da geração de renda direta para 50 mulheres da rede Quilombola da Chapada Norte através da comercialização de farinha, biscoitos, beijus e bolo de aipim, o projeto contribui para o desenvolvimento socioeconômico na forma do turismo de base comunitária étnico-afro, onde turistas, estudantes e tod@s @s interessados podem conhecer os passos da cadeia produtiva do beneficiamento da mandioca, desde a limpeza do tubérculo até a farinha torrada e pronta, inclusive o aproveitamento de resíduos vegetais para a fabricação de forragem animal, adubo e repelentes naturais.

A ATABAQUE vem realizando um trabalho de associativismo, formação de lideranças e autorreconhecimento de remanescentes de quilombo nas comunidades, a exemplo das Rota Quilombola do Alto do Itapicuru, com apoio do Programa Semear/FIDA/IICA/AECID, a Rota Quilombola da Juventude Negra com apoio da SEPROMI - Governo da Bahia, a Rota Quilombola de Mulheres Negras, também com apoio da SEPROMI, o Projeto da Certificação Participativa Orgânica com o apoio do Programa PPP-Ecos do ISPN e o "Receptivo turístico quilombola" com apoio do Projeto Bahia Produtiva, da SDR/CAR do estado da Bahia.

A inauguração com ato solene está programada para o dia 13 de agosto, evento que contará com representantes da gestão municipal e estadual, entre outros.

Vamos comer muito beiju !!! 😉